Conheça as adaptações de teclado de computador para cegos  – Depois da criação do Braille, os deficientes visuais puderam avançar na busca ...

Teclado para deficiente visual


Conheça as adaptações de teclado de computador para cegos – Depois da criação do Braille, os deficientes visuais puderam avançar na busca pelo conhecimento e utilização das tecnologias disponíveis para todos, como é o caso do computador e da internet. Com a aproximação à essas ferramentas, o cego pode se comunicar e se informar de uma maneira bem mais simples e fácil. Ainda assim, alguns recursos básicos precisam ser instalados para possibilitar o acesso à informática, como por exemplo, um teclado virtual para deficiente visual.
Atualmente, a maioria dos teclados comercializados para cegos são uma adaptação do teclado normal, com a inserção ou a substituição das letras por pontos em relevo, já aprendidos pelo deficiente no Braille. Alguns cegos nem precisam do teclado em braille para digitar, pois conhecem as regras de datilografia e memorizam o posicionamento das letras, acentos, números e atalhos. Uma empresa japonesa criou um teclado que emite sons diferentes para cada letra, assim o deficiente visual decora os sons e os associa às letras. Entretanto, essa modificação exerce a mesma função dos teclados com pontos, sendo estes últimos ainda mais eficientes, uma vez que o Braille é um sistema mundialmente conhecido pelos cegos.

Muitas vezes, o acesso em locais públicos é dificultado para os deficientes visuais, pois apesar de muitos computadores possuírem já um software especializado para cegos instalado, a falta de um teclado adaptado impossibilita o acesso. Para os que possuem computador em casa, não há nenhum problema, pois há um teclado especial, mas em locais de pesquisa públicos, em escolas ou lan houses, o número é muito reduzido.
Conhecer as necessidades e limitações do próximo nos faz cidadãos melhores e também, pelo lado comercial, traz vantagens para o seu estabelecimento, uma vez que este contará com um diferencial, atraindo cada vez mais pessoas para ele. Este site www.bengalalegal.com/bengala ensina como os deficientes visuais podem aprender a usar o teclado do computador.
Fonte