Às vezes tiramos uma foto e o resultado é triste. São imagens que ficam tremidas ou desfocadas. Normalmente, essas fotos vão direto para lix...

Unshake

Às vezes tiramos uma foto e o resultado é triste. São imagens que ficam tremidas ou desfocadas. Normalmente, essas fotos vão direto para lixeira antes mesmo de serem vistas em seu tamanho normal. Agora é possível recuperar aquela foto borrada, tremidas, desfalcadas com o Unshake. O Unshake é um aplicativo em Java que analisa os pixels da foto, e aplica filtros, e recupera um pouco de definição, deixando o resultado mais próximo de uma imagem nítida.
Para utilizar o programa é fácil, uma vez que o ambiente em que ele roda já esteja no seu PC que é o Java. Para usar o programa , é só fazer a descompactação do arquivo baixado, e acionar o comando “Launch".
Vai aparecer uma janela “source” com uma imagem de exemplo, mais a interface de configuração e uma janela sem imagem alguma, onde surgirá a foto que irá ser trabalhada. Selecione o comando “Open” ou coloque as fotos que deseja trabalhar na pasta “Source”, dentro do próprio diretório. Faça os ajustes da foto, com tamanho reduzido, e quando encontrar o ajuste perfeito para sua imagem processe em tamanho original. O programa é escrito em Java, por isso se torna um pouco lento para processar a imagem. Então a melhor opção é testar as configurações de ajuste em uma cópia da foto com tamanho reduzido. E quando encontrar o melhor ajuste, processar a foto em tamanho original. Aproveite, e não jogue fora aquela foto que você achou que não tinha jeito. Use o Unshake!

Quatro links disponível pra download abaixo. Escolha um desse!