Diversas dicas para o Windows

..

Diversas dicas para o Windows


São várias dicas para o Windows, algumas delas básicas que já utilizamos no dia a dia e outras bem mais avançadas que nem pela cabeça nos passa que elas existem...

Reinicializando só o Windows

Em muitas situações, o Windows exige que seja reinicializado o sistema para que as alterações sejam efetivadas. Como a reinicialização completa da máquina é muito demorada, há um truque que permite ganhar tempo. Selecione desligar e, em seguida, Reiniciar o computador. Agora, o truque – mantenha a tecla shift pressionada e clique em OK. Esse processo é mais rápido, porque reinicializa somente o Windows, e não o micro.


Acelere o Menu Iniciar

Você sabe que aqueles segundos de espera na abertura do Windows parecem uma eternidade. Enquanto o programa não carrega tudo que tem direito, temos que esperar o botão iniciar “reagir” para dar partida nos programas… Mas existe uma maneira de acelerar 100% a leitura dos itens deste botão e fazer com que antes que o Windows carregue tudo ele já esteja pronto para ser selecionado assim como todos os seus atalhos. Basta acionar o programa regedit.exe que está dentro do diretório do Windows (pode ser pelo botão iniciar/executar – c:\windows\regedit.exe), e crie dentro da chave HKEY_CURRENT_USER\control painel\desktop uma nova chave. Clique com o botão direito do mouse dentro do espaço em branco que aparece na tela do lado direito e escolha no menu do mouse a opção nova chave, nomeie-a como MenuShowDelay (cuidado com as maiúsculas, tem que ser exatamente assim), e coloque como valor dentro das aspas “” o número 1. Quanto maior o número mais tempo terá que esperar para acionar o botão iniciar.

Criando um atalho para o Menu Iniciar


O Menu Iniciar pode ficar em forma de janelas, parecido (só que melhor) com o Gerenciador de Programas do Windows 3.x . Para isso siga os passos abaixo:
1.Dê um clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas.
2.Escolha Propriedades,
3.Depois disso escolha Programas do Menu Iniciar,
4.Clique em Avançado,
5.Selecione a pasta Programas.
6.No menu editar escolha copiar, depois feche tudo e no desktop clique com o botão contrário e escolha a opção colar atalho. Um ícone da nova janela de programas aparecerá.


Deixe o Windows Liberar Mais Velocidade Para o Modem


O seu modem pode atingir uma velocidade melhor se você abrir o Painel de Controle/Sistema e clicar na orelha Gerenciador de Dispositivos, escolha a seção Portas Com e LPT e clique na porta em que se encontra seu modem (COM 1, 2, 3 ou 4). Depois acione o botão propriedades e escolha a orelha Configurações da Porta e na janela Bits Por Segundo escolha a opção 921600. Clique OK e OK para as duas janelas fecharem. Isto fará com que seu modem ganhe um bom desempenho, muito mais ainda se ele for de 28800 ou 33600.

Melhore o Desempenho do Seu PC


Se sua máquina tem mais de 20MB de RAM acione o Painel de Controle/ Sistema e na orelha Desempenho escolha a opção Servidor de Rede, clique OK e observe como melhorou o desempenho.

Como Fechar Todas as Janelas Abertas Rapidamente


Segure a tecla SHIFT e clique no botão Fechar (X) da última janela aberta. Todas as janelas desta ramificação serão fechadas no ato.

Veja as Propriedades de Um Arquivo Rapidamente


Dê um duplo clique no arquivo que você deseja ver as propriedades mas mantenha a tecla ALT pressionada. – ALT + Duplo clique (como se fosse acionar um programa)..

Calendário Rápido


No Windows, você que precisa constantemente consultar um calendário, pode facilitar sua tarefa colocando um calendário minimizado na barra de tarefas. Toda vez que clicar no pequeno ícone (ao lado da hora), um calendário aparecerá.

Impressão a Jato


O Windows oferece uma opção de impressão rápida, desde que você conheça os documentos pelo nome e saiba onde eles se encontram. No Explorer abra o diretório em que eles estão e selecione apenas os que você deseja imprimir. Clique em um deles com seu “botão contrário do mouse”, (digo contrário porque alguns usam o direito e outros o esquerdo, mas a referência é para aquele botão que quase não usamos, por isso acredito que “botão contrário” despertará a correta compreensão do amigo leitor), então escolha a opção Imprimir.

Mude o Nome que Você Registrou na Instalação do Windows


Se ao instalar o Windows você cometeu algum engano na hora de colocar o seu nome, aproveite esta dica para fazer a correção. Acione o Regedit (editor de registro do Windows que se encontra no diretório System.
1.No menu Editar do programa aciona a opção localizar.
2.Digite: RegisteredOwner e pressione o botão Localizar próxima.
3.Quando encontrada a palavra-chave clique nela com o botão contrário do mouse e selecione a opção Modificar.
4.Digite então o nome adequado na lacuna Dados do Valor. Se quiser mudar o nome da Organização a que pertence, procure por RegisteredOrganization um pouco acima de RegisteredOwner.

Organize os Atalhos no Desktop


Para você que está com a tela coberta de atalhos e mal consegue ver o lindo papel de parede que tanto tempo levou para encontrar, use esta dica para organizar sua área de trabalho. Clique com o botão contrário do mouse sobre o desktop e escolha a opção Novo/Pasta. Desta forma você cria uma pastinha e deve arrastar para dentro dela todos os atalhos da área de trabalho. ” Arrastar ” com o mouse significa clicar em cima de cada um deles segurando o botão (prendendo o ícone), e movendo o ícone ao destino, neste caso nossa nova pasta, largar em cima. Todos os atalhos ficarão lá dentro deixando livre e limpa sua tela. Para acionar algum deles basta abrir a pastinha com 2 cliques do mouse ou botão contrário/opção abrir.

Desativando a Opção Auto-Play do CD-ROM


Para evitar a auto-reprodução do CD (às vezes não queremos acionar o cd na hora em que colocamos ele na bandeja mas o Windows abre ele indesejadamente), ao colocar o disco na bandeja, antes de apertar o botão eject pressione SHIFT, acione então a entrada do cd e só solte a tecla SHIFT quando a luz do drive parar de piscar.

“Pule” o Logo Inicial do Windows


Se você cansou de ver o logotipo de entrada do Windows experimente segundos antes de carregar o sistema pressionar a tecla ESC. Isso evitará a entrada do logo inicial. Existem também programas que personalizam este logo, mas isso é outra dica… Esta é para evitá-lo…

Usando o DOS no Windows


Para carregar o velho DOS basta pressionar F8 na inicialização do sistema, quando na tela se lê Iniciando o Windows, e surgirá uma tela com opções. Selecione a opção Carregar Comente os Arquivos de Inicialização. Se desejar entrar no Windows mais tarde não precisa reinicializar, basta digitar WIN e enter como no velho Windows 3.1.

Mudando as Telas de Saída


Siga estes passos para mudar as telas de saída do Windows. Abra o programa Paint que está no iniciar/acessórios, (ele edita bitmaps figuras).
1.Selecione Abrir no menu arquivo e localize dentro do diretório Windows as figuras LOGOS.SYS e LOGOW.SYS. Ambas são imagens bmp mas foram gravadas com extensão sys.
2.Por segurança faça cópias dos arquivos com outro nome diferente, e depois altere-os como desejar, desenhando, pintando, etc.,no paint. Quando terminar de editar os arquivos salve-os com o nome originalmente encontrado, e assim que você fechar o Windows verá suas telas criadas no paint.
3.Para recuperar as telas anteriores delete ou renomeie os arquivos atuais alterados e renomeie os antigos (que você gravou na etapa 2 com nomes diferentes), com seus nomes originais LOGOS.SYS e LOGOW.SYS.

Troque a Barra de Tarefas de Lugar


Clique com o mouse na barra e segure o botão apertado, arraste até o lado da tela em que desejar que ela se hospede (4 opções distintas visto que a tela é quadrada), e ao ver sua silhueta (uma sombra aparece quando o mouse se aproxima de um dos lados do desktop), e solte o botão. É fácil, rápido e limpo. Você pode mudá-la rapidamente quando ela está atrapalhando em um lado da tela para outro (cada programa tem suas próprias exigências e às vezes ela fica ali…sempre ali…).

Classifique a Ordem de Apresentação dos Arquivos do Explorer


Clique no menu exibir e escolha a opção Organizar Arquivos onde se escolhe por nome, data, extensão… Eles se apresentarão na tela conforme a opção escolhida.

Delete Arquivos Sem Passar Pela Lixeira


Esta é muito útil porque depois de deletarmos os arquivos continuam ocupando espaço no HD, e se temos certeza de que é lixo mesmo então podemos poupar cliques deletando-os apenas uma vez. Selecione os arquivos que deseja excluir e pressione SHIFT + DELETE, confirme teclando enter ou clicando no botão SIM e pronto! Arquivos excluídos e nada de lixeira cheia.

Renomeie o Arquivo Rapidamente


Selecione o arquivo a ser renomeado com um clique do mouse, em seguida aperte a tecla F2 e escreva o novo nome. Aperte ENTER e pronto, renomeado o arquivo.
Três em Uma

Não use papéis de parede em alta resolução. Eles deixam o Windows mais lento e ocupam muita memória RAM que pode ser ocupada por aplicativos, exceto se você tem 32 ou mais MB de RAM. Use apenas 256 cores mesmo que sua placa suporte mais. Deixe para usar maior resolução quando estiver usando programas gráficos que exijam, caso contrário o desempenho geral do sistema é comprometido. Não abuse dos recursos do Plus (pacote de utilitários para Win’95). Eles carregam o sistema!

Feche os Programas Voando


Para fechar qualquer programa no ato do desejo, basta pressionar ALT + F4.

Copiei o Arquivo Errado!!!


Se no explorer acontecer de você mover um arquivo para uma pasta errada ou outra atitude contrária ao seu desejo, simplesmente abra o menu Editar e clique em Desfazer. Mas tem que ser em seguida, não que você arrependa depois de ter executado 10 outras tarefas. Serve apenas para a ação anterior…

Quero Duas Seções do Explorer Lado a Lado


Muito bem, querer é poder. Abra duas vezes o programa e clique na barra de ferramentas com o botão contrário do mouse. Escolha no menu que se abre a opção Lado a Lado Vertical ou Horizontal.

Como Selecionar Todos os Arquivos de Uma Pasta no Explorer


Abra a pasta do diretório desejado e pressione CTRL + A.

Resolva os Problemas de Memória


Para que o Windows possa controlar todo o sistema e a memória convencional (os 640 kb de memória baixa), seja a máxima disponível no sistema simplesmente renomeie o autoexec.bat e o config.sys trocando a extensão. Ex.: Config.sss e Autoexec.bbb. Feito isto, o Windows iniciará sem carregar drivers desnecessários e se encarregará de expandir toda a memória possível. Aliás, quem usa o Windows não precisa de Autoexec nem de Config. Se por algum motivo ainda está preso ao DOS procure um programa atual que atenda suas necessidades e que tenha esta plataforma, caso contrário porque mudar todo o sistema para 32 bits e não mudar os “detalhes” também ?

Menu de Documentos Cheio


Quando acionamos algum documento o Windows coloca no iniciar/documentos o caminho para ele ser acionado de novo rapidamente. Para limpar este menu basta abrir Configurações/Barra de Tarefas e clicar sobre a “orelha” Programas do Menu Iniciar. No segundo quadro da janela existe um botão escrito Limpar, clique ali e pronto, tudo limpo…

Usando o CD-ROM de Outro Micro


Se você trabalha em rede com outros computadores mas o seu não tem CD-ROM, poderá acessar o cd de um outro micro da rede. No computador que tem cd vá no Explorer e localize o drive de CD-ROM, clique nele com o botão contrário do mouse e escolha a opção Compartilhamento e em seguida a opção Completo. Voltando ao seu pc vá ao Explorer localize o ícone de Rede e dê dois cliques, escolha o computador que quizer usar (todos que estiverem em rede estarão listados ali), e localize então a letra do drive de CD da “vitima”. Com o botão contrário do mouse acione a opção Mapear Unidades de Rede. O Windows irá associar então uma letra para o seu novo drive. Se quiser manter a conexão para ser usada outras vezes acione a opção Reconectar ao Iniciar, clique em OK e pode explorar o cd de seu colega…

Formatando Disquetes no Explorer


Clique no drive em que se encontra o disquete a ser formatado, mas com o botão contrário, e escolha formatar. Esta é rápida e boa…

Acelere o CD-ROM


Para deixar seu drive de CD-ROM um avião na leitura basta entrar no Painel de Controle e acionar o ícone Sistema. Clique na “orelha” Desempenho e selecione CD-ROM na outra caixa. Mova a barra até a posição desejada de acordo com a memória RAM de seu pc. Para 8MB coloque-a em 470K, para mais de 16MB deixe-a em 1238Kbytes. Escolha na outra caixa a velocidade do seu drive de cd. Clique OK e reinicialize o computador.

Acelere o Desempenho do seu Windows


Para aumentar o desempenho do seu Windows troque os drivers gráficos padrões do Windows para os novos drivers mais recentes dos fabricantes de sua placa gráfica. Segundo a Windows Computing fazendo isso você terá um aumento de desempenho da ordem de 10%. A Microsoft nunca foi boa em desenvolver drivers para seus sistemas operacionais, e os drivers dos fabricantes em sua maioria são superiores aos drivers da Microsoft. Também devemos levar em conta que os fabricantes de hardware tiveram mais de 6 meses para extrair o melhor desempenho do Windows.

Atualizando de 4 Mb para 8 Mb de RAM1


Se você instalou o Windows em um computador com 4 Mb de RAM e agora atualizou seu sistema para 8 Mb de RAM, para tirar o máximo do Windows é necessário re-instalar seu Windows. A razão para isto é que o programa de instalação do Windows instala diferentes arquivos para computadores com 4 Mb de RAM e 8 Mb de RAM.

Delete Arquivos Imediatamente


Quando você pressiona a tecla SHIFT enquanto move arquivos para a lixeira, estes arquivos serão deletados imediatamente. Tenha cuidado ao utilizar esta opção para não deletar um arquivo (ou grupo de arquivos) acidentalmente. Pressionando Shift+Del você obtém o mesmo efeito.

Libere Mais Memória do seu Windows


Para quem raramente usa seu CD-ROM poderá liberar mais memória. O Windows 95 aloca 1 Mb de memória cache para CD-ROM como padrão, você pode baixar este valor para quando o Windows é iniciado ele use menos memória durante sua execução. Para isto vá em Iniciar -> Configurações -> Painel de Controle e ache o ícone de Sistema e dê um duplo clique. Vá em Desempenho e em Sistema de arquivos e altere o tamanho do cache do CD-ROM.

Memória Máxima para MS-DOS


Em um sessão MS-DOS no Windows, se você quiser o máximo tamanho de memória, adicione esta linha em System.ini: [386Enh] LocalLoadHigh=1 Como Instalar o PC Speaker no Windows Vá para Painel de Controle e clique em Adicionar Novo Hardware e em Controladores de Som, Vídeo e Jogo. Não deixe o Windows detectar o novo hardware, selecione “Tenho o Disco”. Vá até o seu arquivo PC Speaker .drv está e clique em OK. Pronto! Agora seu Windows possui som. Para modificar as configurações do PC Speaker vá até Painel de Controle, Multimedia e Avançado, na parte de dispositivo de áudio você irá ver PC Speaker.

Deixe sua máquina com dois sistemas


Num disco de inicialização, A ou B, do MS-DOS ou PC-DOS renomeie os arquivos IO.SYS, MS-DOS.SYS e COMMAND.COM, deste disco, para IO.DOS, MS-DOS.DOS e COMMAND.DOS, e copie para a raiz de seu drive de inicialização (normalmente drive C). Crie um arquivo Autoexec.bat e Config.sys para a versão antiga do DOS, renomeie para AUTOEXEC.DOS e CONFIG.DOS, e copie-os, também, para a raiz do seu drive de inicialização. Para utilizar sua versão antiga do MS-DOS, re-inicie seu computador e pressione F4, enquanto estiver na tela a mensagem: Iniciando o Windows.

Instalação da Rede Dial-up do Windows’95


Bem, partindo do princípio que você já está usando o Windows’95, abra a pasta Painel de Controle ou dê dois cliques no ícone Meu Computador para confirmar se seu sistema já tem instalado a Rede Dial-up Caso não tenha o Dial-up, venha comigo. Parte 1: Configurando o TCP/IP com a rede Dial-up
1.Clique duplo no ícone Meu Computador que está no desktop do Win’95 Veja aqui como ele é, aberto.
2.Abra o Painel de Controle e mude para o modo de visualização para lista
3.Selecione o ícone da Rede Network na lista. Clique neste exemplo para ver o quadro.
4.Perfeito. Agora clique duplo no ícone da Rede de sua máquina, selecione o ícone TCP/IP e clique em propriedades. O exemplo se refere à conexão com a SBT On Line. Você pode entrar com um ou mais provedores.
OBS: Clique no botão Configuração DNS
1.No campo Host entre com o seu nome:
2.No campo Domínio entre com o nome do seu provedor:
3.No campo Ordem de pesquisa do servidor DNS entre com o número do IP do seu provedor: (ex.:200.247.251.1 0) e clique Adicionar.
4.De novo no campo Ordem de pesquisa do servidor DNS entre com o número do IP secundário do seu provedor:(ex.: 200.255.252.241) e clique Adicionar.
5.Em Ordem de pesquisa por sufixo (mais embaixo) escreva o nome do seu provedor (ex:provedor.com.br) e clique em Adicionar.
6.Dê OK para salvar a configuração. Nota: Para se conectar à maioria dos provedores Internet pelo PPP (mais comum) não é precisodefinir as demais configurações do TCP/IP, já que o as definições defaults (originais) são recomendáveis.

Configurando a Rede Dial-up


1.Clique no botão Iniciar. Corra o menu com o cursor e selecione a opção Programas e em seguida a pasta da Rede Dial-up. Esta pasta as vezes é colocada em Assessórios.
2.Aberta a pasta no desktop do seu Win’95 dê um duplo clique no ícone Fazer Nova Conexão.
2a.No campo digitar o nome do computador escreva simplesmente o nome do seu provedor: Embratel, Unicamp, etc. Confira se o modem listado é o mesmo se refere ao que tem instalado clicando no botão configurar. Com o modem configurado volte para essa caixa e clique em Avançar.
2b.No campo número do telefone entre com o número do seu provedor. Se ele for da mesma cidade não é necessário entrar com o código da cidade, é claro. O campo código de Pais é importante devido as diferenças de sistemas telefônicos. Basta selecionar a opção Brasil que, que desta vez está disponível no Windows. Clique agora em Avançar para confirmar a configuração da rede para discagem para o seu provedor. Clique em finalizar e pronto. A pasta Dial-up já contem o ícone da sua conexão.

Se conectando à Internet


Abra a pasta do Rede Dial-up e selecione o ícone que você acabou de criar. Selecione ele e clique no menu Arquivo, opção Propriedades. Ao abrir o quadro, clique no botão Configurar.Marque a opção abrir janela do terminal após a discagem. Isto é muito importante para completara ligação entrando com login (nome de cadastro do usuário no provedor) e password (passaporte ou senha). Cheque clicando na primeira conexão e se a janela do Terminal abrirá logo que completada a conexão.

Rapidinhas…


Para apertar o botão Iniciar sem o mouse, tecle Ctrl + ESC.
Para chamar o explorer mais rapidamente, clique com o botão direito sobre o botão iniciar e clique em explorar.
Atualize o estado das janelas com o uso do F5.
Mude sua resolução de tela, clicando em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito.
Programas que apresentam problemas podem ser desligados com o uso do Ctrl + Alt + Del, selecione o programa mal comportado e clique em Finalizar Tarefa.
Mude o logotipo de entrada do Windows, criando uma imagem no Paintbrush com o tamanho 320 x 400 e salve-a no diretório raiz com o nome logo.SYS. Não se preocupe com o tamanho da imagem. ela é redimensionada durante a carga do sistema operacional.
Para entrar no modo MS DOS aperte a tecla F8 quando aparecer a mensagem Iniciando o Windows.
Durante a instalação de qualquer programa, utilize o diretório Arquivos de Programas para guardar o programa que irá instalar. Desta forma ficará mais fácil de localizá-lo. Preferencialmente coloque neste diretório somente os programas que forem Windows.
Use as teclas ALT + TAB para se alternar entre os programas que você estiver trabalhando.
Outra forma de limpar o conteúdo do menu Documentos é limpar a pasta Recent dentro do diretório Windows.
Abra o Bloco de Notas do Windows e procure ler os arquivos TXT existentes no diretório Windows. Estes arquivos contém informações muito importantes.

Cuidados na modificação do Registry


O Registry é o local onde o Windows guarda todas as informações importantes de configuração do sistema. Para editá-lo, use o programa regedit.exe, procure a chave desejada com o “Edit/Find” e modifique-a dando um duplo clique no valor a ser modificado na janela da direita. Tome o cuidado de fazer uma cópia dos arquivos \windows\system.dat e \windows\user.dat que é onde os dados do registry são guardados. Em caso de ocorrer algum problema após a modificação do registry, copie os arquivos system.dat e user.dat de volta ao diretório \Windows e reinicie o Win’95. Atualmente existe um programa chamado TWEAKUI que facilita a alteração de alguns dos parâmetros do registry.

Cópia de segurança


Sempre que for modificar um arquivo de sistema do Windows, faça uma cópia de segurança do mesmo para evitar contratempos. Aperte o botão direito sobre o arquivo e selecione Copy. Aperte o botão direito sobre uma área vazia do diretório e selecione Paste. O arquivo será copiado como “Copyof nome_do_arquivo”.

Modificando o MSDOS.SYS


Para modificar o arquivo MSDOS.SYS é necessário, primeiramente, modificar seus atributos usando o comando DOS attrib -h -r -s msdos.sys ou usando o botão da direita do mouse sobre o arquivo e retirando as marcas de hidden e de read-only do quadro de propriedades. Lembre-se de retornar os atributos a suas posições iniciais usando o comando attrib +h +r +s msdos.sys ou recolocando as marcas hidden e read-only nas propriedades do arquivo.

Retirando o a tela inicial (logo)


Retire a imagem que aparece ao iniciar o Windows colocando a linha logo=0 na seção [options] do arquivo MSDOS.SYS.

Indo direto ao prompt do DOS 7.0


Se desejar iniciar o Windows direto no prompt do DOS, coloque a linha BootGui=0 na seção [options] do arquivo MSDOS.SYS.

Boot no DOS 6.x


Se desejar que seu sistema inicie no DOS 6.x após ter sido instalado o Windows 95, coloque a linha BootMulti=1 na seção [options] do arquivo MSDOS.SYS e aperte F4 após aparecer “Iniciando o Windows 95″ (veja Instalando o Windows sem perder seu DOS 6.x e Windows 3.x).


Indo direto ao DOS 6.x


Se desejar iniciar o computador diretamente no DOS 6.x, coloque as linhas BootMulti=1 e BootWin=0 na seção [options] do arquivo MSDOS.SYS. Neste caso, a tecla F4 apos “Iniciando o MS-DOS” inicia o Windows.

Menu inicial do Windows


Se apertar F8 após aparecer “Iniciando Windows”, aparecerá o menu de início do Windows.

Como acessar rapidamente o Desktop


Quando várias aplicações estão rodando, o acesso ao Desktop fica bastante dificultado. Coloque um atalho da pasta windows\desktop na pasta windows\menu iniciar. Altere as propriedades do atalho (botão direito no ícone propriedades do atalho, Shortcut) na linha de comando para conter: “C:\WINDOWS\EXPLORER.EXE /n,/root,” (com vírgula no final e tudo). Agora renomeie o atalho para “Desktop” e altere seu ícone para representar o Desktop (mudar ícone). Agora é só apertar o botão de iniciar e selecionar o Desktop que se abrirá como uma pasta. Ou você pode clicar o botão da direita na barra de tarefas e selecionar Minimize Todas as Janelas. O Desktop ficará visível. Para retornar à situação anterior, clique o botão da direita sobre a barra de tarefas de novo e selecione reverter minimize todasl.

Colocando Atalhos no Menu Iniciar


Você pode colocar atalhos de programas mais usados na camada superior do Start Menu, bastando arrastar o atalho para o menu \windows\Start Menu. Coloque ali o Explorer, o Notepad, o MSDOS e outros programas que você usa mais constantemente.

Fechando múltiplas janelas abertas


Para fechar múltiplas janelas abertas ao explorar “My Computer”, aperte SHIFT e clique no botão “X” da primeira janela que você quiser fechar. Todas as janelas precedentes serão fechadas.

Abrindo sub-pastas


Se ao abrir uma pasta é criada nova janela, experimente abri-lo apertando a tecla CTRL. Se desejar, altere exibir/opções para que apenas uma janela seja usada.

Forçando o sistema desligar


Se o Win’95 congela e o CTRL-ALT-DEL não funciona, tente apertar CTRL-escape. Isto deve abrir o Menu Iniciar que permitirá dar o shutdown no sistema.

Salvando arquivos


Se você está salvando um arquivo e apertar o botão da direita na caixa de dialogo você poderá alterar a apresentação dos arquivos (exibir), arranjar os ícones e mesmo criar pastas onde gravar o arquivo.

Expandindo sub-pastas


Para expandir todos os sub-diretórios de um diretório no Explorer, aperte a tecla “*” no teclado numérico.

Vendo Propriedades rapidamente


Para ver as propriedades de um determinado objeto, aperte a tecla ALT e dê um duplo clique nele.

Diretório de Startup


Para executar um programa sempre que iniciar o Windows, coloque um atalho dele no diretório \Windows\Menu Iniciar\Programas\Iniciar.

Interrupções (IRQ) – como verificar


Abra as propriedades de “Meu Computador”, selecione “Painel de Controle” e dê duplo clique em “Sistema”. Você poderá exibir IRQs, DMAs, memória e I/O. Se após selecionar “Computador” você selecionar “imprimir”, você poderá imprimir um relatório sumarizado ou completo sobre o seu sistema.

Interrupções (IRQ) – como modificar


Windows seleciona o IRQ automaticamente, mas se você quiser poderá modificá-lo manualmente selecionando as propriedades do dispositivo a ser modificado em Painel de Controle/Sistema/ e modifique o IRQ ali.

Explorer não mostra todos os arquivos


Se o Explorer não mostra todos os arquivos de um diretório, selecione exibir/opções e marque “mostrar todos os tipos de arquivos”.

Explorer não mostra as extensões de alguns arquivos


Se o Explorer não mostra as extensões de alguns arquivos, selecione exibir/opções e desmarque “Ocultar extensões…”

Barra de Tarefas


Opções: Aperte o botão da direita em uma parte vazia da barra, selecione propriedades e verá uma lista de opções que incluem “auto-ocultar”, “icones pequenos…, etc. Localização: Você pode alterar a localização da barra para qualquer canto de seu monitor, bastando arrastá-la para a posição desejada. Tamanho: Você pode aumentar o tamanho de sua taskbar pegando sua borda com o mouse e arrastando-a. Aumentando a barra vai redistribuir os ícones ali presentes, facilitando a identificação dos mesmos.

Auto-arranjo para as pastas


Para fazer uma pasta manter a opção Autoorganizar: . Abra uma pasta. Selecione exibir/organizar. Arranje os ícones como quiser (p.ex: Nome, Tamanho, etc.) . Selecione exibir/organizar de novo . Selecione Autoorganizar . Aperte CTRL enquanto fecha a janela . Este folder deve manter a opção AutoArrange sempre selecionada!!! Isto deve permitir a voce criar folders com a opção AutoArrange selecionada por default. Caso você queira modificar o default, basta especificar Name, Size, etc.

Desligando a animação das janelas


Você pode desligar a animação mostrada quando você minimiza ou maximiza janelas: Abra RegEdit e selecione . HKEY_CURRENT_USER, Control panel, Desktop, WindowMetrics . Aperte o botão da direita do mouse num espaço vazio na janela a direita. . Selecione new, string value . Renomeie o novo valor para MinAnimate . Dê duplo clique em MinAnimate e entre 0 (desliga animação) ou 1 (liga) . Feche Regedit e todos os programas e reboot.

Usando Send To do Explorer


Quando você dá um clique direito em um arquivo, uma das opções presentes é Send To, que te permite enviar o arquivo para A:, B: e outros lugares. Para adicionar outros diretórios ou programas ali, arraste-os para o folder Send To (\windows\Send To). Coloque ali, por exemplo: Notepad, Winzip e outros.

Acelerando a taxa de Refresh do Windows


Normalmente é necessário apertar F5 para refrescar uma janela. Veja como isto pode ser feito automaticamente: . Execute o RegEdit e vá ao folder HKEY_LOCAL_MACHINE e abra-o. Abra o folder System, depois o folder CurrentControlSet. Selecione a pasta Control e depois o folder Update. Na janela da direita clique com o botão direito do mouse em Update. Selecione Modify e altere o valor de 01 para 00. Clique OK. As mudanças terão lugar na próxima vez que o Windows for iniciado.

Atualize o registry sem reiniciar


Para atualizar o registry sem reiniciar o sistema, pressione CTRL-ALT-DEL, selecione Explorer e clique End Task. Quando o Windows perguntar se quer fazer o Shutdown, responda “Não” depois clique End Task no próximo menu.

Usando nomes longos no prompt do DOS


Você pode usar nomes longos no prompt do DOS desde que você os coloque entre aspas. Assim, para acessar a pasta de programas você pode usar: dir “Arquivos de Programas”.

Mapeando sistemas remotos como discos de rede


Se você está conectado à rede usando TCP/IP e costuma usar o FTP comumente para um local específico, por que não adicionar este local como um disco de rede no seu sistema? Primeiro, crie o arquivo LMHOSTS no seu diretório Windows (use o arquivo LMHOSTS.SAM como modelo). Acrescente uma linha correspondendo ao local que você deseja usar. Por exemplo, para acessar o ftp da Microsoft, coloque: 198.105.232.1 msftp #Ftp da Microsoft O # indica o início de

Aumente o Tamanho da Barra de Tarefas


Apesar de sua aparência de uma barra fina na região inferior da Área de Trabalho, a Barra de Tarefas é uma janela como outra qualquer. Mova o ponteiro do mouse até a margem superior da Barra de Tarefas e ele mudará para a forma Norte-Sul. Clique e arrase a barra para cima para aumentar a janela ou para baixo para diminui-la.

Path (caminho)


Para saber rapidamente o path (caminho) de um ícone, arraste-o para uma janela do DOS.

Documentos

Se você deseja fazer alguma modificação na lista do menu Documentos, vá à subpasta Recent, na pasta do Win95, que é onde ficam estes arquivos.

Abrir Janelas


Freqüentemente, no Windows, você precisa abrir várias pastas a partir de Meu Computador, a fim de encontrar uma pasta ou documento. O desagradável dessa operação é que, depois, você é obrigado a fechá-las, uma a uma. No entanto, há duas maneiras de facilitar essa tarefa:
1.Para abrir as pastas sempre na mesma janela, mantenha pressionada a tecla Ctrl e clique duas vezes no ícone da pasta desejada.
2.Para fechá-las, segure a tecla Shift e clique no botão Fechar (o que tem o X) da última janela aberta. Todas as janelas dessa última ramificação serão fechadas simultaneamente.

Início automático


No Windows há uma opção que é muito pouco usada. Trata-se do recurso de abrir um programa assim que o Windows entra no ar. Isso é obtido da seguinte forma. Clique com botão direito do mouse no botão Abrir. e em seguida Abrir. Surge a tela Menu Iniciar. Nela, de um duplo clique na pasta Programas para abri-la. Verifique lá existe uma subpasta chamada Iniciar. Agora, localize o ícone do aplicativo que deseja executar junto com a inicialização do Windows, copie-o e cole-o na pasta Iniciar.

De bitmap para ícone


Você pode transformar a imagem de qualquer arquivo bitmap – arquivo gráfico com extensão BMP – em ícone. Antes de saber como fazer isso, observe que, por principio, no Windows só pode mudar o ícone de atalhos, nunca do executável, de arquivos, dispositivos de atalhos, nunca do executável, de arquivos, dispositivos ou pastas originais. Portanto, escolha o atalho cujo o ícone você deseja modificar e faça o seguinte.
1.Clique nele com o botão direito do mouse.
2.No menu contexto, selecione propriedades.
3.Na janela Propriedades, clique na guia Atalho e, a seguir no botão Alterar Ícone.
4.Na próxima tela, acione o botão procurar.
5.Escolha a Arquivos do Tipo – Todos os Arquivos.
6.Vá até o drive ou diretório onde está o bitmap que deseja utilizar como ícone.
7.Dê um duplo clique no arquivo.
8.Em seguida, acione OK, clique em aplicar e, finalmente, em OK. Esse procedimento é interessante quando se tem, por exemplo, o logotipo da empresa e se deseja utiliza-lo como ícone de um programa.

Use o Explorer


Essa dica não é só para o Word 95, mas para qualquer aplicação 32 bits – ao usar as caixas de abrir ou salvar arquivo, você possui todas as opções do Explorer, acessíveis através do botão direito. E, no caso do Word, você ainda pode colocar as pastas mais usadas em Favoritos, selecionando a pasta e clicando no segundo ícone. O terceiro ícone abre a pasta Favoritos, facilitando a navegação.

Com o controle nas mãos


Para deixar o Painel de Controle mais fácil de acessar, clique com o botão direito do mouse o botão “Iniciar” da Barra de Tarefas. Selecione “Explorar”, e, quando o Explorer abrir, clique no menu “Arquivo” e entre em “Novo” e em “Pasta”. O Windows vai deixar você digitar o nome da nova pasta, e você vai escrever exatamente: Painel de Controle.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D} Após fechar o Explorer, clique no botão iniciar e você terá uma boa surpresa!

Confira as propriedades


Você pode descobrir (e modificar) coisas interessantes sobre um arquivo ou pasta, clicando-o com o botão direito e selecionando o menu Propriedades. Uma forma mais rápida de fazer isto é selecioná-lo e teclar ALT-Enter. E chamar as propriedades do Meu Computador traz a configuração do sistema; da mesma forma, as propriedades da pasta Ambiente de Rede são as próprias configurações da rede local, e as propriedades da área de trabalho mostram a configuração de vídeo.

Deixe a discagem insistente


Quando você usa o Windows para discar para a Internet (ou para outro serviço on-line) e dá ocupado, ele espera você dar o Ok para rediscar. Para que ele insista automaticamente, abra o Meu Computador, e, nele, o Acesso à Rede Dial-Up. No menu Conexões… Configurações, habilite a opção Rediscar, definindo o número de tentativas e o tempo de espera entre elas (três segundos são suficientes). Clique em Ok para sair. Alguns navegadores Internet (como o Internet Explorer) exigirão que você troque de conexão Dial-Up e volte novamente para esta para aceitarem as novas configurações. Se for o caso, crie uma conexão qualquer, e apague-a depois.

Dicas da própria Microsoft

Você sabia que, além das superficiais “dicas do dia”, o Windows 95 traz uma série de dicas realmente úteis? Basta clicar no botão Iniciar, e, em Executar, digitar TIPS.TXT. É uma quantidade impressionante de informação – só não se sabe porque fica tão escondida…

Diga ao Word para te obedecer


O Word 7 é bem “inteligente”. Por exemplo, ao digitar a letra “a” seguida de um ponto final e um espaço, o computador transforma em “ª”. Da mesma forma, se você começar a digitar um parágrafo com “1)”, o Word acrescenta o “2)”, “3)”, etc., automaticamente. Isso pode atrapalhar, às vezes. Para desfazer uma auto-formatação, é só teclar Ctrl-Z. Se quiser desligar algum destes recursos permanentemente, entre em Ferramentas… Opções e, na aba Auto-Formatação, desligue o que estiver te atrapalhando.

É claro que eu quero apagar isto!


Sempre que você apaga um arquivo, o Windows pede uma confirmação antes de mandá-lo para a lixeira. Se for um programa, pede mais outra confirmação. Se você costuma apagar arquivos com freqüência, desligue estes avisos clicando na Lixeira com o botão direito do mouse e, no menu, selecione Proprieades. Ali, desligue a opção Exibir diálogo de confirmação de exclusão e, ao dar Ok, você não tem mais que responder nada: é deletar e pronto!

Entrando rapidinho no winchester


Quem não tem a tecla Windows no seu teclado tem que seguir um caminho longo para abrir uma janela com os conteúdos do seu disco rígido. Experimente teclar CTRL-ESC (o menu Iniciar se abre), pressionar a tecla “X” (a janela Executar… se abre), digitar “\” (barra inversa) e dar o ENTER. Decore a seqüência (CTRL-ESC, X, \, ENTER), e você poderá entrar rapidamente na raiz do winchester, sem ter que tirar a mão do teclado

Esqueceu sua senha ?


O sistema de proteção do Windows é muito fraco. Se você esqueceu sua senha, e ficou sem acesso a algum recurso (ex.: rede), você pode, em muitos casos, ir ao prompt do MS-DOS (pode usar a tecla F8) ao iniciar, e, no diretório do Windows (digite, por exemplo, CD \WINDOWS ), dê um DIR *.PWL. Ele vai listar todos os arquivos de senhas. Apague o que for o seu (DEL arquivo.PWL ) e entre novamente no Windows.

Executando programas sem demora


Pouca gente sabe (ou se lembra), mas você pode definir teclas de atalho para iniciar qualquer programa que esteja no menu Iniciar. Para isto, basta clicar o botão Iniciar da barra de tarefas com o botão direito do mouse. Selecione “Explorar”, e, dentro de “Programas”, localize o ícone do programa que você quer automatizar. Clique este ícone com o botão direito do mouse e selecione “Propriedades”. Na aba “Atalho”, clique na caixa “Tecla de Atalho” e pressione a combinação de teclas desejadas para aquele programa (por exemplo, CTRL+ALT+W para iniciar o Word). Clique em OK e experimente sua nova tecla de atalho!

Ícones, Ícones, Ícones


Você pode mudar o ícone de qualquer atalho que criar, dando um clique com o botão direito, selecionando “Propriedades…” e, na guia “Atalho”, clicando o botão “Alterar Ícone”. E não está restrito aos ícones padrão do sistema que o Windows te mostra: basta clicar no botão “Procurar” e você pode utilizar outros arquivos .ICO ou .DLL. O propro Windows tem alguns ícones do Windows 3.1 escondidos nos arquivos PROGMAN.EXE, MORICONS.DLL (localizados na pasta WINDOWS) e novos ícones no arquivo PIFMGR.DLL (localizado na pasta WINDOWS\SYSTEM). Experimente-os!

Liberando espaço no disco


Se você instalou a ajuda do Windows completa, e dispensa explicações sobre como minimizar janelas ou mover ícones, você pode apagar os arquivos .AVI da pasta Help (que fica dentro da pasta Windows), e economizar mais de 7 MB. A pasta Media, também dentro de Windows, também possui arquivos de som e música que podem ser apagados para liberar mais espaço.

Ligando e Desligando a AutoReprodução


É muito bom colocar um CD no drive e o Windows automaticamente executar o programa (ou o acessório CD-Player, se for um CD de áudio). O problema é que, às vezes, você só quer copiar um arquivo ou outro do CD, sem executá-lo. Para tanto, segure a tecla Shift da esquerda ao inserir o CD (espere a luz do drive apagar, acender e apagar novamente antes de soltar a tecla). Caso queira desativar permanentemente a AutoReprodução, abra o Painel de Controle e selecione “Sistema”. Clique na aba “Gerenciador de Dispositivos” e procure na árvore o seu drive de CD-ROM (geralmente está no ramo “CD-ROM” mesmo). Clique no nome dele e, em seguida, no botão “Propriedades”. Na tela que se abre, selecione a aba “Configurações” e remova o “” do item “Notificação de Auto-Inserção”, clicando-o. Dê o “Ok” nas duas caixas de diálogo e seu CD não vai mais reproduzir automaticamente. Você ainda poderá, contudo, acionar a AutoReprodução clicando em “Meu Computador” e, dentro dele, no ícone do seu CD. Para ativar a AutoReprodução, basta seguir o mesmo processo, mas colocando o “” ao invés de retirá-lo.

Mudando o ícone do HD


Para escolher um outro ícone para o seu disco rígido, abra o Bloco de Notas, digite [autorun] , incluindo os colchetes. Na linha seguinte, digite ICON=C:\WINDOWS\SYSTEM\SHELL32.DLL,10 e salve o arquivo com o nome C:\AUTORUN.INF. Para ver o resultado, abra o ícone Meu Computador. Você pode definir um arquivo destes para cada disco rígido que tiver, e, no lugar do C:\WINDOWS\SYSTEM\SHELL32.DLL,10, colocar qualquer arquivo .ICO ou .DLL (neste último caso, o número diz qual dos ícones dentro dele vai ser usado).

Mude o botão Iniciar de lugar


É a coisa mais esquisita do mundo, mas pode ser útil para alguém: Clique no botão Iniciar, e, ao invés de entrar em qualquer opção, tecle ESC. Em seguida, segure a tecla Alt e aperte a tecla “-” (sinal de menos). No menu que aparece, selecione a opção Mover e passeie à vontade com o botão Iniciar usando as setas laterais, e dando Enter quando ele estiver no local desejado. Ao reiniciar o micro, ou esconder a Barra de Tarefas, ele volta ao seu local original, por isso, a dica funciona melhor se você estiver com o Auto-Ocultar desligado. Cuidado: Escolha apenas a opção Mover, caso você selecione Fechar, o seu botão Iniciar irá desaperecer. Para voltar ao normal, feche todos os programas que estiverem abertos, clique na Barra de Tarefas e pressione ALT + F4. Reinicie o Windows e tudo voltará ao normal.

Nomes longos no DOS


Não adianta: por mais que o uso da interface gráfica seja fácil, há quem prefira ir direto a um Prompt do MS-DOS e digitar seus comandos. Se você está tendo dificuldades com nomes de arquivos longos, basta digitá-los entre aspas. Por exemplo: cd “C:\Arquivos de Programas” funciona normalmente, e é melhor que ficar procurando os nomes equivalentes (no caso, ARQUIV~1). Atenção, esta dica não funciona se você reiniciar no modo MS-DOS, ou se usar o Prompt via tecla F5 na inicialização.

Programas que insistem em ficar


Mesmo depois que você removeu algum programa do seu micro, ele pode ter deixado seu nome na lista Adicionar/Remover Programas do Painel de Controle. Se o programa já foi mesmo removido, entre no Editor de Registro (Iniciar… Executar, REGEDIT), e, na pasta HKEY_LOCAL_MACHINE / Software / Microsoft / Windows / Current Version / Uninstall, elimine os nomes dos programas-fantasma. Mas só faça isto se tiver certeza que o programa já foi apagado.

Segredos da tecla Windows


Muita gente possui a tecla Windows (com o logotipo da janela) no seu teclado e não a usa – alguns chegam ao absurdo de retirá-la do teclado! Ela lhe dá acesso rápido ao menu Iniciar e permite acesso instantâneo a divesos programas. Confira algumas das mais importantes funções:
Win + E Explorer
Win + F Localizar arquivos
Win + Pause Propriedades do Sistema
Win + M Minimiza todas as janelas
Win + R Executar programa

Seu micro tem que saber quem você é


Ao entrar no Windows, o computador lhe pede o nome e a senha, e isto pode ser muito irritante quando você está com pressa. Se você é o único usuário daquele computador, experimente mudar a senha para uma senha em branco (utilize o ícone Senhas do Painel de Controle). Se, ainda assim, o Windows lhe pedir a senha ao entrar, clique no ícone Rede do Painel de Controle, e, na caixa Logon da Rede, selecione o Logon do Windows. E se você estiver em rede, não esqueça de consultar o administrador da rede antes de usar esta dica.

Veja os bitmaps sem abri-los


Se você trabalha muito com arquivos com a extensão BMP, e não liga de mexer um pouquinho no Windows, faça o seguinte: Clique em Iniciar… Executar e digite REGEDIT. No Editor de Registro, abra a chave HKEY_CLASSES_ROOT (clicando no “+”, nela, abra “Paint.Picture”, e, nesta última “DefaultIcon”. Dê um duplo-clique no (Padrão) que está no lado direito da tela e mude o valor para %1 (isso mesmo, porcento um). Feche o editor de registro e abra a pasta do Windows (ou qualquer outra que contenha bastante BMPs). Os ícones destes arquivos passarão a mostrar uma miniatura deles – e você pode ver melhor esta miniatura acionando Exibir… Ícones Grandes no Explorer.

Crédito dessas dicas:  Clique Aqui e visite porque o site é muito bom
  
. / baseado no Simple | por © Templates e Acessórios ©2013