Em “1001 Livros para Ler Antes de Morrer” (Sextante, 2010), organizadopor Peter Boxal, o professor de literatura inglesa da Universidade ...

Conheça a lista humoradas de livros para não ler


Em “1001 Livros para Ler Antes de Morrer” (Sextante, 2010), organizadopor Peter Boxal, o professor de literatura inglesa da Universidade de Sussex, na Inglaterra, assume uma tarefa hercúlea: reunir sugestões de algumas das obras de ficção de maior impacto da história em meio a uma avalanche de opções que não para de crescer.
Indo desde clássicos como “Dom Quixote”, de Cervantes passando por obras contemporâneas como “A Grande Arte”, de Rubem Fonseca, o livro se propõe ser não uma classificação definitiva das melhores obras, mas uma obra de referência para todos os que gostam de ler.


Mas como o velho ditado atesta, por mais científica ou acadêmica que uma lista tenha a pretensão de ser, ela passa por critérios subjetivos. Então um blog brasileiro, em vez de contestar o gosto pessoal de Peter Boxal e de seus colaboradores, criando um novo catálogo de livros preferidos, resolveu escrachar.
Criado em outubro de 2010, “1001 Livros para Morrer Antes de Ler” (morrienaoli.tumblr.com) se propõe selecionar as obras que, como o próprio blog afirma, deveriam permanecer inéditas. A crítica se restringe as capas esdrúxulas dos livros e seus títulos mais absurdos ainda. Foram quase 900 obras que passaram pelo crivo do tumblr, com pérolas como “A Psicologia do Corno” até a biografia do ex-BBB Jean Wyllys. Continue lendo no Diário do Pará.