Nova tecnologia britânica permite que o combustível seja bombeado na forma líquida, o que facilita o abastecimento. (Imagens divulgação) ...

Carros abastecidos a hidrogênio podem ficar mais baratos

Nova tecnologia britânica permite que o combustível seja bombeado na forma líquida, o que facilita o abastecimento.

(Imagens divulgação)
Uma nova tecnologia desenvolvida pelo laboratório britânico Rutherford Appleton que permite que o hidrogênio seja armazenado de maneira mais simples e barata pode ser mais um passo para o uso do elemento como combustível de automóveis, segundo o TC Daily.

Atualmente, um dos principais desafios para o uso do hidrogênio é o armazenamento, que não é comercialmente viável e não permite que o carro se locomova por grandes distâncias. "O hidrogênio pode ser o combustível perfeito; ele tem três vezes mais energia que o petróleo por unidade de peso e, quando entra em combustão, só produz água. Apesar disso, a única maneira de colocá-lo em um veículo é através da pressão muito alta ou temperatura muito baixa, que são ambas caras", afirmou Stephen Bennington, cientista que lidera o projeto.

O novo material é composto por microfibras semelhantes a um tecido de pano, que prende o hidrogênio e que pode ser montado em pequenas "contas" para ser despejado como um líquido dentro do tanque do carro, de maneira similar à feita hoje em dia.

Segundo Bennington, o processo tem potencial para ser usado em caros, aviões e outro veículos, com um custo mais baixo e sem nenhum tipo de incoveniência para o consumidor. O sistema começará a ser testado pelo laboratório a partir de 2012, mas ainda não tem previsão de chegar ao mercado.

Via: Olhar Digital