No mês passado, o Wall Street Journal publicou uma reportagem em que chamava o Brasil de “capital da mídia social do Universo”. Isso nós j...

Brasil é capital das redes sociais

No mês passado, o Wall Street Journal publicou uma reportagem em que chamava o Brasil de “capital da mídia social do Universo”. Isso nós já poderíamos deduzir depois da séria de pesquisas feitas a respeito dos usuários brasileiros no início deste ano. Os números sobre redes sociais, contudo, variam um pouco, dependendo da fonte e da metodologia. O site Socialbakers coloca o Brasil como segundo maior país em usuários do Facebook. A empresa de pesquisa ComScore mostra o Brasil em terceiro, depois dos Estados Unidos e da Índia. De qualquer forma, ambos confirmam a importância do País, pelo menos em audiência, para a maior rede social do mundo.

Isso nos faz recordar de uma pesquisa que saiu em agosto do ano passado, afirmando que as empresas ainda não apostavam suficientemente alto nas redes sociais. Segundo levantamento da consultoria Maksen, 40% dos executivos do país acham que ter presença no Twitter ou Facebook não traz nenhum benefício para seu negócio. Se você estiver interessado, pode ler a matéria na íntegra aqui.

A reportagem do Wall Street Journal, assinada por Loretta Chao, apontou o Brasil como o maior mercado para o YouTube, fora dos Estados Unidos, e um dos cinco maiores faturamentos do site de vídeos. Para o Twitter, o Brasil está entre os cinco principais mercados, em usuários ativos.

O montante destinado no Brasil para publicidade online deve dobrar nos próximos quatro anos, chegando a US$ 4 bilhões, de acordo com a empresa de pesquisa eMarketer, como destacou o jornal americano. Um dos motivos para o forte crescimento é a participação da internet no bolo publicitário brasileiro, que ainda está abaixo da média mundial: 10,6% do total por aqui, comparados a 19,8% no mundo.

O Twitter espera ir além dos anunciantes tradicionais e conquistar empresas médias. O Brasil foi o terceiro país, fora dos Estados Unidos, a receber uma operação local do Twitter.

O Orkut, que pertence ao Google, já foi a rede social líder no Brasil, mas perdeu espaço para o Facebook. Segundo a ComScore, o Facebook teve 41,3 milhões de usuários ativos no País em dezembro, comparados a 11,2 milhões do Orkut. Outro serviço do Google, o YouTube, conseguiu uma audiência muito melhor, de 31,7 milhões em dezembro. Apesar de o YouTube ser um site de vídeos, ele pertence ao mundo das mídias sociais, por causa de suas características de publicação de conteúdo amador e de compartilhamento.

Dependendo da empresa de pesquisa, o Google Plus aparece como a segunda ou terceira rede social do mundo, mas aqui no Brasil ainda perde para o Orkut, do próprio Google. O Google Plus, grande aposta atual da gigante das buscas em redes sociais, ainda não vende espaço publicitário.


Via:   AQUI e AQUI