Os judeus contam a história de um mendigo, que ao passar na rua se aproximou do lendário Barão Rotschild e pediu-lhe ajuda: - Levo uma v...

O mendigo e o caviar


Os judeus contam a história de um mendigo, que ao passar na rua se aproximou do lendário Barão Rotschild e pediu-lhe ajuda:

- Levo uma vida de sacrifícios, enquanto Deus lhe deu tudo – disse o mendigo. Seria demais pedir que v. s. me concedesse a honra de desfrutar de uma ínfima parcela dos prazeres que o dinheiro lhe oportuniza, ainda que por alguns poucos minutos?

Compadecido, Rotschild deu-lhe uma esmola generosa.




Naquela mesma tarde, ao entrar num restaurante caríssimo, o barão encontra o mendigo comendo caviar.

- Que absurdo! - grita Rotschild - Hoje de manhã você me dizia que levava uma vida de sacrifícios, e agora eu o encontro aqui, comendo caviar?

- Então, de que vale a vida? - respondeu o mendigo – Antes do Sr. Barão me dar dinheiro, eu não imaginava entrar num restaurante elegante com dinheiro o suficiente para realizar um sonho. Agora que tenho, porque o sr. generosamente me deu, não posso comer caviar porque sou pobre!




Recebi via Email esse texto!