Cientistas apresentam braço biônico controlado pelo pensamento Braço ortopédico pode, inclusive, reproduzir parte das sensações da pele. ...

Braço biônico controlado pelo pensamento


Cientistas apresentam braço biônico controlado pelo pensamento
Braço ortopédico pode, inclusive, reproduzir parte das sensações da pele.
Tecnologia redireciona os sinais dos nervos lesionados aos músculos.


Um grupo de cientistas nos Estados Unidos apresentou na quinta-feira (17) o primeiro braço biônico que pode ser movido com impulsos cerebrais. O braço ortopédico pode, inclusive, reproduzir ao usuário amputado parte das sensações da pele.

Mais de 50 amputados de todo o mundo, muitos deles veteranos de guerra que perderam partes do corpo em combate, receberam próteses como estas desde que foram inventadas pelo médico americano Todd Kuiken, em 2002.
O braço utiliza uma tecnologia chamada de restauração nervosa muscular dirigida (Targeted Muscle Reinervation, TMR), que trabalha redirecionando os sinais do cérebro dos nervos lesionados aos músculos que estão intactos e em uso.
Kuiken, diretor do centro de medicina biônica e diretor do departamento de amputados do Instituto de Reabilitação de Chicago (RIC), desenvolveu o procedimento, que permite aos pacientes controlarem suas próteses apenas pensando nas ações que desejam realizar.
A ideia é no futuro criar uma perna biônica com a mesma tecnologia, explicou Kuiken, que segue desenvolvendo o procedimento TMR para continuar melhorando a mobilidade dos pacientes.

Fonte: g1.globo
Com informações da agência EFE e AFP